quarta-feira, 28 de maio de 2014

Auto Hidro Químico

Segurança - Segurança, Meio Ambiente e Saúde

UO-ES adquire viatura de combate a incêndio de alta tecnologia

Veículo possui alta tecnologia e pode ser utilizado em eventuais casos de incêndio


Um novo caminhão de combate a incêndio, mais moderno e eficiente, com capacidade para atuar em movimento, foi adquirido pela UO-ES para operar no Norte Capixaba. O veículo Auto Hidro Químico (AHQ) possui alta tecnologia e pode ser utilizado em eventuais casos de incêndio, para a segurança nas instalações industriais da Petrobras, inclusive em casos de incêndio em áreas de vegetação com acesso mais difícil.
“O caminhão possui tração 4X4 e seu canhão atinge até 100 metros de distância, com jato sólido, e pressão de 15 kgf/cm²”, explica Onofre Brasil Gurjão, engenheiro do SMS/SEG. Ele ainda acrescenta que outro diferencial do novo caminhão está na sua funcionalidade: “trata-se de uma grande inovação tecnológica. Nos modelos tradicionais, eram necessários dois profissionais para combater o incêndio: um dirigindo e o outro operando o canhão monitor. Nesse, além do sistema tradicional, existe um adicional, com canhão acionado de dentro da cabine por um controle tipo “joystick”, onde apenas um único brigadista consegue desempenhar as atividades, com melhor desempenho”, revela.
Onofre destaca que a novidade é uma inovação, pois trata-se de uma viatura toda automatizada, com câmbio automático e sistema de bombas independentes da caixa de marchas. “Os modelos tradicionais combatem incêndio estacionados. Essa tecnologia permite o combate ao incêndio com a viatura em movimento, proporcionando segurança e rapidez em situações adversas de deslocamento de vento, fogo e fumaça”, disse Onofre.
A UO-ES também possui uma viatura para combater incêndios na UTG Sul Capixaba com tecnologia semelhante, porém com câmbio mecânico. Dessa forma, a parada do veículo é necessária para acoplamento da bomba de combate a incêndio e, em seguida, dar prosseguimento ao combate com a viatura em movimento.

Viaturas de Combate a Incêndio